quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Vida a bordo I

Como é viver a bordo de um navio?
.
Eu diria que é interessante, difícil, muito bom e muito ruim ao mesmo tempo...

Sabe quando você assiste ao Big Brother e vê aquelas pessoas que se conhecem a dois dias e dizendo que se amam? No navio é assim.. o fato de estar confinado faz com que as relações sejam muito intensas. Você ama seus novos amigos e odeia seus desafetos. Conviver trancado em uma embarcação com diferentes nacionalidades, diferentes culturas e diferentes pessoas não é fácil. Exige muita inteligência emocional e muito jogo de cintura.
.
As amizades que surgem no navio são para sempre. Os amigos que você tem em terra, é comum que você perca o contato com eles. Você estará longe durante 6, 8 meses. O mundo continua girando e você nem sempre terá tempo e disposição de cultivar estas amizades que ficam fora do barco.
.
Eu soube da vitória do Lula, duas semanas depois que as eleições haviam acontecido. E não é falta de consciência política ou de cidadania. É falta de tempo mesmo.
.
O patriotismo fica muito forte nos tripulantes, você sentirá saudades da comida, da música, do cheiro, da língua que você fala.
.
Não pense que irá melhorar seu inglês. Se você é fluente, terá que se fazer entender por pessoas não fluentes, e isso fará com que você nivele por baixo a qualidade de seu inglês. Se você não fala inglês, aí sim aprenderá bem rápido a se comunicar, nem sempre da forma correta, mas saberá se virar. O vocabulário utilizado é sempre o mesmo, então você vira papagaio. O mesmo vale para espanhol.
.
A hierarquia do navio tem que ser respeitada, prepare-se para ser tratado de forma desrespeitosa por seus superiores. Se seu objetivo é fazer carreira, aprenda a baixar a cabeça mesmo quando tem razão. A última palavra é do chefe, se não gosta, fique em casa. Isso é uma das frases que se fala muito no navio: No gusta, casa! Don't like it, go home!
.
Navio é para quem é disciplinado, é militar a disciplina que precisa ter. Ter razão dentro do cruzeiro não quer dizer nada. Tem que ter é estômago para engolir sapos.
.
Fora isso, é muito boa esta vida, você vai viciar se sobreviver ao primeiro contrato. Terá sempre dinheiro no bolso e conhecerá o mundo.


Boa sorte!!



Um comentário:

Pri CASSOU disse...

Vim aqui para parabeniza-lo pelo Blog. Conte comigo para divulga-lo e até complementar algumas idéias, se vc quiser... rsrs

Pra mim, ser tripulante é: "Quando está embarcado vc quer estar em casa. Quando está em casa vc quer estar embarcado"... rsrs Fazer o que? A vida de barco tem seus prós e contras, mas que a gente adora a gente adora... rsrs

Sucesso pra ti!!